Professor elege 8 melhores exercícios para peito e tríceps na academia

da Brasileirão Série C: Treinar o tronco superior na academia envolve grandes grupos musculares, sendo que dois dos principais são os músculos peitorais e dos tríceps.

da Brasileirão Série C: É muito comum que as pessoas unam esses dois grupos musculares em uma única sessão de treino, com a divisão normalmente começando pelo grupo muscular maior (peitoral) e terminando com o menor (tríceps).

Notícias relacionadasRafa Justus com look de festa de 15 anos é a mais lida do mêsNem Coca-Cola, nem café: como uma bebida barata e popular no Brasil fez Madonna aumentar sua fortuna bilionária?Ave africana assustadora mata os irmãos e caça até crocodilos

Essa divisão é muito usada porque os exercícios para o peitoral envolvem o movimento de empurrar a resistência do peso com a força dos braços – o que ativa os tríceps direta e indiretamente.

Pensando nisso, conversamos com o treinador Emílio Maia, da academia Evoque, que listou os quatro melhores exercícios de peito e os quatro de tríceps que podem compor um treino completo de superiores. Acompanhe!

Músculos peitorais

Vamos dividir o uso dos exercícios começando pelo grupamento muscular maior, que são os peitorais. Exercitar a região do peitoral na academia é fundamental na busca por um corpo saudável e bem definido, já que o desenvolvimento adequado dessa região contribui para a estética e para a funcionalidade do corpo.

Benefícios de treinar peito na academia são:

  • Fortalecimento geral: treinar peiro proporciona uma base sólida para o fortalecimento global do tronco
  • Melhora na postura: contribui para uma postura mais ereta, reduzindo a probabilidade de dores nas costas
  • Aumento da capacidade funcional: os músculos do peito são essenciais para diversas atividades diárias, como levantar objetos pesados e empurrar
  • Estética e autoconfiança: a definição muscular na região do peito é um fator importante para muitos na busca por um corpo esteticamente agradável

Melhores exercícios de peito1. Crucifixo ou peck deck

Trabalha o peitoral de forma isolada, ideal para alunos iniciantes, pois o aparelho traz mais estabilidade e segurança. Pode ser feito também na polia e com halteres.

2. Supino reto

Um dos principais exercício para o peitoral maior, principalmente para trabalho de força e potência muscular, com ativação de deltoide anterior e tríceps. “O preferido, sem dúvidas, entre o público masculino, mas deve-se ter cuidado com cargas excessivas para não haver lesões ou acidentes”, diz o especialista. Pode ser feito com barra, halteres ou na máquina.

3. Supino inclinado

Outra variação, mas que, devido inclinação, ativa partes mais isoladas do peitoral maior, com ênfase na porção clavicular, assim como deltoide posterior e tríceps, melhorando a postura e tirando os aspecto de ombro caído.

4. Crossover

“Muito usado nas academias e que, graças às variações de regulagem de altura, permite trabalhar todas fibras musculares do peito (inferior, média, superior)”, fala o treinador.

Músculos dos tríceps

Você já deve ter ouvido falar da expressão “músculo do tchauzinho”. O termo é normalmente usado para se referir ao tríceps, uma porção muscular localizada na parte posterior do braço compostapor três cabeças: longa, lateral e medial.

Este músculo é essencial para o ser humano, desempenhando diversas funções cruciais no cotidiano. Considerado o “músculo do tchau”, os tríceps têm papéis fundamentais:

  • Estabilização do cotovelo: os tríceps são responsáveis por promover a estabilização do cotovelo durante movimentos de empurrar ou levantar objetos
  • Extensão do antebraço: permitem a extensão completa do antebraço, proporcionando força e estabilidade para atividades diárias
  • Participação em atividades esportivas: são fundamentais em diversos esportes, como natação, levantamento de peso e até mesmo em atividades mais simples, como jogar tênis ou golfe

Considerando a importância funcional dos tríceps, fica evidente por que é crucial treiná-los adequadamente. Incorporar exercícios focados nessa região não apenas fortalece os músculos, mas também melhora a estética dos braços, contribuindo para um físico mais equilibrado.

Melhores exercícios de peito1. Tríceps testa

“Um dos principais exercícios quando se fala de tríceps, pois ativa todas as cabeças do músculo. Pode ser feito com diferentes variações, nas barras, nos halteres e na polia”, indica o treinador. O movimento envolve a extensão dos cotovelos sobre a cabeça sem mover o resto do braço.

2. Tríceps coice

O movimento é de esticar o braço para trás, como em um coice. “Outro exercício que permite um bom trabalho muscular, como maior ativação das cabeças medial e lateral. Pode ser realizado com halteres ou em polias”.

3. Tríceps na polia

É um dos mais comuns e envolve puxar para baixo com a força dos tríceps. “Sem dúvida o mais utilizado. Pode ser feito com barras e cordas, permitindo variar as pegadas, atingindo todos os músculos do tríceps (cabeça longa, lateral e medial)”, fala.

4. Tríceps francês

É feito elevando o haltere acima da cabeça. “Uma variação muito popular que ativa todos os músculos do tríceps (cabeça longa, lateral e medial), sendo muito versátil pois pode ser feita com halter, unilateral e na polia”, indica.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!