Governo do Pará entrega a macrodrenagem do Canal da Mundurucus

da brdice casino: A população do Guamá e de outros bairros que fazem parte da Bacia do Tucunduba, em Belém, fizeram muita festa durante mais uma obra entregue pelo governo do Estado. Na noite desta sexta-feira (17), foi a vez da etapa final da macrodrenagem do Canal da Mundurucus, em Belém. O trecho entre a Passagem Bom Jesus e a Travessa Teófilo Condurú recebeu os serviços de retificação de 400 metros de canal, drenagem e pavimentação asfáltica. 

da wingdus: O governador Helder Barbalho e a vice-governadora, Hana Ghassan, acompanhados de vereadores, deputados, secretários e de outras autoridades, caminharam pelas ruas asfaltadas, conversando com a população sobre os benefícios com o cuidado do espaço público. 

“Esta é mais uma obra que faz com que o povo seja a prioridade, aconteça a transformação urbana, garantindo com que esta região de Belém não tenha mais alagamento e ganhe asfalto. O Canal da Mundurucus foi corrigido para evitar alagamentos, trazendo infraestrutura para a nossa cidade. Vamos avançando no maior plano de macrodrenagem da história de Belém, cada vez mais puxando a nossa cidade para o pleno desenvolvimento”, disse o governador. 

O canal faz parte das obras da macrodrenagem da Bacia do Tucunduba e vai beneficiar mais de 300 mil pessoas nos bairros do Guamá, Terra Firme, Marco e Canudos. 

A vice-governadora, Hana Ghassan, falou dos investimentos para melhorar a vida da população da capital e de outros municípios do Pará. “Quero começar agradecendo a cada morador pela confiança. Nós estivemos aqui e dissemos que iríamos fazer. Hoje estamos cumprindo a palavra que fizemos com vocês e isso é motivo de muito orgulho. O momento que vivemos no estado é de união em prol de um futuro melhor. Tem muito a ser feito, mas com esse olho no olho com cada uma de vocês, vamos avançar para um Pará melhor”, enfatizou.

As obras, gerenciadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), contemplaram 1.360 metros de rede de esgoto, 1.360 metros de rede de distribuição de água, 480 metros de drenagem pluvial, 2.400 metros quadrados de calçadas, 1.360 metros de ciclovia, rampas de acessibilidade e passarelas para facilitar a mobilidade dos moradores. Também foram entregues 11.569 metros quadrados de asfaltamento de rua. 

A reconstrução do canal, com todo o sistema de drenagem urbana, é fundamental para o escoamento das águas da chuva dentro das cidades, prevenindo inundações. 

Para Valda Maia, moradora da margem do Canal da Mundurucus há mais de 40 anos, a obra traz inúmeros benefícios. “Era algo esperado há muito anos. Do que era a Mundurucus, hoje está muito lindo. Agora vai ficar melhor, não só para nós, moradores daqui, mas para todo o bairro. O progresso sempre tem que chegar e agora chegou para os moradores que estão envolvidos com o canal”, disse.

Nova feira – Nos últimos 60 metros, por cima do canal, foi construída a estrutura para uma feira, que era de responsabilidade da prefeitura. Percebendo o apelo urgente dos trabalhadores, o governador Helder Barbalho assumiu mais um compromisso público, dessa vez para a construção da Nova Feira da Mundurucus.

Iraci Mora, de 67 anos, há mais de 40 anos morando no entorno do canal, comemora a chegada do asfalto e da nova feira. “Antes alagava tudo e agora passa a não mais encher.  Vamos ser muito beneficiados com isso tudo que está acontecendo. Aqui era uma ponte quando vim pra cá. Com a obra da feira, vai ser um bem para a população, trazendo mais clientes”.

Primeira etapa – Em janeiro de 2024, o governo do Estado já havia entregado um trecho de 300 metros de canal retangular em concreto, uma praça, 600 metros de rede de esgotamento sanitário, 600 metros de rede de distribuição de água, 240 metros de rede de drenagem pluvial, 600 metros de pavimentação asfáltica, calçadas, rampas de acessibilidade e duas passarelas.
 
Tucunduba- Ao todo, a macrodrenagem da Bacia do Tucunduba já entregou para a população 3.095 metros de canal retificado, com drenagem, pavimentação, sistema de esgotamento de águas, e urbanização com obras de infraestrutura e saneamento básico.

Aniversário – Em comemoração ao aniversário do governador Helder Barbalho, que será celebrado neste sábado, dia 18 de maio, foram feitas apresentações de carimbó por senhoras da terceira idade e de balé por crianças atendidas pelo Instituto Maria e Marias, além de ser cantado parabéns ao chefe do Executivo estadual, que ganhou um bolo e distribuiu aos presentes.

Em meio às comemorações, o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral, enfatizou o novo momento vivido pela população de Belém com a macrodrenagem da Bacia do Tucunduba e garantiu o início da construção da Nova Feira da Mundurucus.

“Estamos resgatando um compromisso assumido pelo governador Helder Barbalho e entregando dignidade ao cidadão com a conclusão de mais uma etapa da macrodrenagem da Bacia do Tucunduba. Essa população, que tanto sofreu, pode ficar livre do problema do alagamento. Parabéns ao governador, à empresa, que nos ajudou a entregar antes do prazo, aos funcionários da SEOP, à população, que entendeu a obra. Agora a missão é de, a partir de segunda-feira, começar um novo projeto, dessa vez de construir a Nova Feira da Mundurucus, que ficou por ser feita por outras administrações e nós vamos entregar”.

Foto: Marco Santos / Ag Pará Foto: Marco Santos / Ag Pará Foto: Paula Lourinho (Ascom SEOP) Foto: Paula Lourinho (Ascom SEOP)Iraci Mora Foto: Paula Lourinho (Ascom SEOP)Valda Maia Foto: Paula Lourinho (Ascom SEOP) Foto: Marco Santos / Ag Pará