Google pagou US$ 20 bi à Apple para manter buscador por padrão no Safari

da casino x: Um vazamento de documentos do Departamento de Justiça dos Estados Unidos mostrou que o Google está sendo investigado por monopólio no mercado de mecanismos de buscas no país. A gigante teria pagado US$ 20 bilhões à Apple, em 2022, para manter seu buscador como padrão nos dispositivos da maçã (iPhone, iPad e Mac), mesmo com a existência do navegador Safari.

da bet77+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

A informação é da Bloomberg. A reportagem cita que autoridades antitruste dos EUA estão investigando o monopólio ilegal no mercado de buscas online e de publicidade digital.

Anteriormente, já se sabia, por executivos da Apple, que o Google desembolsava “bilhões” à dona do iOS. Só que, mais tarde, uma testemunha revelou que a dona do Android paga 36% da sua receita com anúncios de busca à Apple.

Leia Mais: UE investiga violação à Lei dos Mercados Digitais

Esse acordo com a Apple é sensivelmente importante porque, na prática, o Google já vem pré-instalado como mecanismo de busca padrão em todos os iPhones usados nos EUA. E, de longe, o smartphone da Apple é o mais vendido no país há anos.

Microsoft tentou negociar com Apple para competir contra Google

Ainda segundo a matéria, a Microsoft também tentou tirar alguma vantagem de uma possível parceria com a Apple para afastar o Google das negociações entre ambas. Na ocasião, a gigante teria oferecido 90% da sua receita com publicidade e anúncios digitais para fazer com que o buscador Bing fosse o buscador padrão no Safari.