Gisele Bündchen faz bochecho de 10 minutos todos os dias para blindar gengivas; faz sentido?

Resumo
Gisele Bündchen compartilhou truques para a higiene bucal por meio de seu novo livro, entre eles, o uso de um raspador de língua de cobre e o oil pulling. Um dentista explica que são ações úteis, mas que não substituem a escovação e uso de fio dental.

da paguebet: Além de receitas, Gisele Bündchen compartilhou alguns hábitos diários que ela tem em relação à sua rotina de higiene e bem-estar em seu novo livro “Nutrir: Receita simples para corpo e alma” (Best Seller).

da roleta: Entre os truques, a top model revelou que todos os dias ela usa um raspador de língua de cobre e realiza bochechos de 10 minutos com óleo de ayurveda ou óleo de coco extravirgem com o objetivo de cuidar das gengivas, uma prática conhecida como “oil pulling”.

Notícias relacionadasO segredo íntimo de beleza de Gisele Bündchen tem um quê místico e está ligado à LuaVeja hábitos que beneficiam e prejudicam a saúde da bocaMulher com 8 dentes do siso diz que extraiu todos de uma vez; é possível?

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Gisele Bündchen (@gisele)

Em entrevista ao Terra, o cirurgião dentista Adriano Rafael explica que a prática de raspar a língua é frequentemente recomendada para remover bactérias, resíduos e células mortas que se acumulam, contribuindo para reduzir o mau hálito e possíveis infecções bucais.

“Um raspador de cobre pode ser uma escolha eficaz, pois o metal tem propriedades antimicrobianas, o que pode ajudar a reduzir o crescimento bacteriano”, diz o especialista.

O dentista ainda ressalta que a raspagem regular da língua ainda ajuda a diminuir a presença de bactérias nocivas, o que pode reduzir o risco de cáries e doenças periodontais.

Quanto ao uso do óleo de coco em longos bochechos, o dentista explica que o óleo possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, que também podem ajudar a reduzir a quantidade de bactérias na boca, diminuir a inflamação das gengivas e promover uma saúde bucal geral.

“No entanto, ainda são necessários mais estudos e evidências para defender essa prática cientificamente. Geralmente, os bochechos duram cerca de 10 a 20 minutos. No entanto, a eficácia ainda é objeto de debate”, ressalta o profissional.

O dentista também destaca que fazer “oil pulling” não substitui práticas tradicionais de higiene bucal, como escovação e uso de fio dental.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!