Confira os benefícios da prática de exercícios para a saúde física e mental

CREF5 Confira os benefícios da prática de exercícios para a saúde física e mental

da slot milionário: Welton Godinho, professor de Educação Física e presidente da Comissão de Educação Física e Saúde do CREF5, explica a importância da intervenção de um profissional habilitado na promoção da saúde

Compartilhe: 11 de setembro de 2022 Portal GCMAIS

da Brasileirão Série D: Se você é do tipo que costuma fazer exercícios diariamente, vai gostar de saber que uma rotina bem orientada pode trazer muitos benefícios para a sua saúde física e mental. A seguir, Welton Godinho, professor de Educação Física e presidente da Comissão de Educação Física e Saúde do CREF5, explica a importância da intervenção de um profissional habilitado na promoção da saúde e do bem-estar de quem pratica exercícios com frequência. Vale destacar que o profissional de Educação Física é, conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), um profissional da área da saúde e sua principal responsabilidade é a prescrição de atividades físicas.

Foto: Pexels

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O professor Welton explica que a prescrição adequada de exercícios físicos pode contribuir com a redução de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), com o controle de diabete tipo 1 e de diabete tipo 2 e também com a melhora em casos de osteoporose, além de outros inúmeros benefícios. Por esse motivo, o profissional de Educação Física é um importante agente da área da saúde, sendo necessário tanto em iniciativas públicas como em iniciativas privadas voltadas para a promoção da saúde da população. “Os exercícios físicos não trabalham só o corpo, mas também a mente”, ressalta o especialista.

Orientação profissional e prática de exercícios diária

Segundo o professor Welton, existe uma compreensão de que o simples fato de se mover, ou mesmo gastar calorias, já traz benefícios para a pessoa. Entretanto, o profissional é enfático: “isso não é verdade”.

“O exercício bem preconizado, planejado, periodizado, tem uma progressão na dificuldade e na carga do movimento, e essa progressão respeita a individualidade dos praticantes, fazendo com que eles tenham os benefícios de forma contínua, sem entrar no estado de platô, em que os benefícios ficam estagnados, e sem o risco de algum tipo de problema relacionado à postura inadequada ou à prática excessiva de exercícios”, explica.

“O exercício em excesso pode trazer malefícios físicos e gerar transtornos como ansiedade”, reforça o especialista.

Para quem pratica exercícios diariamente, é importante o acompanhamento profissional. Welton ressalta ainda que essa orientação frequente potencializa os benefícios de cada atividade realizada pelo praticante. “Além do profissional saber a sequência adequada para aquele movimento, como ele conhece o que o aluno fez anteriormente, ele evita que certos sistemas sejam sobrecarregados. Ele seleciona os movimentos de acordo com o que a pessoa precisa naquele momento. Esse acompanhamento diário garante a progressão”, comenta.

Inclusive, alguns profissionais de Educação Física especializados em diferentes modalidades de exercícios utilizam esses conhecimentos para contribuir de forma direta com o desenvolvimento do praticante. Os profissionais que também têm experiência com artes marciais, natação ou mesmo caminhada são alguns exemplos de especialistas que oferecem à população ainda mais possibilidades de manter-se saudável física e mentalmente. Eles utilizam aspectos de cada uma dessas práticas para ajudar seus alunos, por exemplo, a aumentar a concentração e o foco ou mesmo a resistência física e o equilíbrio.

Leia também | Educação Física nas escolas: entenda a importância da prática desde cedo para as crianças

Benefícios dos exercícios para a saúde física e mental

Os diferentes tipos de exercícios podem trazer benefícios tanto para a saúde física como para a saúde mental. É preciso, entretanto, considerar os interesses e os objetivos de cada pessoa. Tanto os exercícios aeróbicos quanto os de resistência podem fortalecer o corpo e aumentar o bem-estar mental do praticante. Contudo, para isso, o profissional habilitado precisa realizar uma avaliação prévia para indicar a melhor opção de acordo com o que cada pessoa necessita.

Entre os benefícios que os exercícios podem trazer para a saúde física, estão o aumento do gasto energético, a melhora na mobilidade pelo trabalho constante dos ligamentos e da circulação, a melhora na tonicidade muscular, a aceleração do metabolismo, a funcionalidade muscular e muitos outros.

“O ser humano nasceu para se mexer, os benefícios físicos são diretamente relacionados à prática de exercícios”, ressalta o professor.

Já em relação à saúde mental, os exercícios podem contribuir com a diminuição de casos de ansiedade, no combate à depressão, no aumento de neurônios no cérebro, na plasticidade do cérebro e também na eficácia da memória. Por isso, para extrair todos benefícios possíveis da prática de atividades físicas, procure um profissional habilitado de Educação Física.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.

TweetRELACIONADASPUBLIEDITORIAL Loteamento River Lake recebe mais uma Feira de Artesanato do Eusébio no dia 4 de maioHá 1 semana