Arroz de pato com tucupi e jambu

Ingredientes 2 patos inteiros Sal a gosto Tomilho a gosto 2 dente(s) de alho picados 400 mililitro (ml) de vinho branco 4 colher(es) de sopa de óleo de milho Água, o quanto baste 1 cebola pequena picada 350 grama(s) de arroz branco 200 mililitro (ml) de tucupi 100 grama(s) de folha de jambu picadas 30 grama(s) de flor de jambu Modo de preparo Limpe o pato guardando as coxas, sobrecoxas e os filés do peito, mantendo a pele em todas as peças. Tempere os cortes do pato com sal, tomilho, alho e vinho branco, deixando descansar de um dia para o outro.

Para o arroz, sele as coxas com metade do óleo em uma panela, dourando dos dois lados. Cubra o pato com água e cozinhe até desfiar. Tire o pato da panela e desgie, guardando o caldo remanescente da cocção.

Na mesma panela, refogue a cebola e o restante do alho. Coloque o arroz, adicione 300 ml de água fervente, o caldo da cocção do pato e o tucupi. Deixe cozinhar até o arroz ficar macio. Adicione o pato desfiado e as folhas de jambu picadas. Acerte os temperos e servir com o peito de pato grelhado.

Para o peito de pato, , coloque 1 colher de chá de óleo em uma frigideira quente e sele bem o pato, começando pela pele. Coloque em uma bandeja e leve ao forno a 180ºC por 15 minutos. Fatie e sirva sobre o arroz de pato.

da Brasileiro Feminino Sub-20: Receita do restaurante Brasil a Gosto
R. Prof. Azevedo Amaral, 70, São Paulo, SP
Tel. (11) 3086-3565